O procedimento a seguir, será gerado através de um filtro de lançamentos que devem estar em aberto, ser do tipo a receber para envio ao banco, possuir STATUSCNAB diferente de remetido, além de serem de uma única filial. Todos os registros associados a esse filtro devem possuir a conta e banco para integração bancária; caso isso não se aplique aos lançamentos escolhidos, devemos fazer uma ALTERAÇÃO GLOBAL para incluirmos a conta caixa e banco nesses lançamentos.
Com todos os requisitos acima preenchidos, utilizamos as teclas CRTL + M para selecionar todos os lançamentos a serem remetidos; seguimos com o mouse no menu superior na opção UTILITARIOS / INTEGRACAO BANCARIA / REMESSA DE COBRANÇA CNAB240.
Um aviso aparecerá informando os lançamentos da visão serão enviados para a remessa. Confirma SIM ou NAO? Optamos pela opção SIM, para habilitar o próximo passo.
No passo abaixo selecionamos com dois cliques o banco que vamos gerar a remessa. Essa seleção é para que o arquivo texto de remessa contenha os dados do banco. Habilitando o proximo passo no sistema.
Uma nova tela aparecerá com os dados do banco na aba remessa, nessa tela devemos apenas selecionar a filial que estamos trabalhando, atentando que a filial deve ser a mesma utilizada no filtro. A selecão desse campo é para atribuir o CNPJ emitente da fatura no arquivo de remessa como cedente. Nessa janela temos a aba dados complementares CNAB240, nessa tela tem as parametrizações da remessa, nela só mexemos em dados para protesto, as opções são: 1-Protestar dias corridos, 2- Protestar dias úteis e 3 - Não protestar. O número de dias que esse protesto ocorrerá também deve ser informado quando a opção 1 ou 2 for selecionada. Após esses ajustes dar um clique no botão GERAR REMESSA.
Após o clique no botão GERAR REMESSA, uma nova mensagem aparecerá na tela informando que só títulos da mesma filial serão enviado, vamos continuar no botão OK.
Uma nova tela abrirá, e nela definimos o local de armazenamento do arquivo de remessa, bem como seu nome.
O banco só aceita arquivos padrão antigo, com isso, o nome do arquivo só pode conter 8 caracteres e sua extensão deve ser .TXT. Sugestão, os arquivos de remessa serão armazenados em um único diretório e devem seguir a seguinte nomenclatura CIddmmaa.txt, com isso identificamos melhor a data e o banco de remessa. A nomenclatura do arquivo será a seguinte: CI cobrança Itaú, CB cobrança Bradesco, dd dia, mm mês e aa ano. Ex: CI050113.txt.
Com o arquivo gerado fazemos o envio ao Banco.
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