Os livros fiscais possuem muitas colunas, com diversas informações, que devem estar formatadas dentro de margens como num documento do WORD com tamanho de fonte adequado a quantidade de informações para caberem dentro de uma mesma folha.
A quantidade de informações apresentadas no livro fiscal é inversamente proporcional ao tamanho da fonte, sendo assim quanto maior o número de colunas (informações) menor tem que ser o tamanho aplicado a fonte.
No exemplo do registro de entrada P1 que vem logo a seguir, a fonte tem que ser do tamanho 6.
As margens superior e inferior são o espaçamento onde a impressão inicia e termina, sendo assim também influência na quantidade de linhas impressas por página. Quanto mais aumentarmos a margem menos linhas aparecem no documento.
As margens esquerda e direita de um documento também são o espaçamento onde a impressão inicia e termina, sendo assim também influência na quantidade de colunas impressas numa página. Quanto mais aumentarmos a margem menos colunas cabem no relatório.
NA PRÁTICA
O usuário já logado no sistema RM LIBER, com a coligada selecionada, e com a filial ativa, vamos seguir os passos abaixo:
Acessar o menu RELATÓRIOS e escolher a opção RELATÓRIOS FISCAIS.
Uma nova tela se abre com os relatórios disponíveis, selecionamos o relatório a ser configurado com um clique nele e depois com duplo clique no mesmo a tela de edição se abre, verifique a aba OUTROS DADOS.
Editando selecione a aba OUTROS DADOS, observem a margem direita e esquerda deve ficar parametrizada assim.
Agora é a hora de selecionarmos o tamanho da fonte na tela que lista os relatórios fiscais. Relembrando acessada no menu superior RELATÓRIOS e depois RELATÓRIOS FISCAIS. Na tela que aparece existe um ícone que é uma impressora clicando sobre nele uma nova tela se abre para selecionamos o tamanho da fonte e o tipo da mesma.
Selecionando a fonte, nesse caso se digitamos o valor 6 e salvamos a informação clicando em OK.
Na hora da gerarmos o relatório é primordial checarmos se as margens da impressora estão de acordo. No teste é primordial quando o sistema perguntar se é para gerar SIM e quando perguntar se é para atualizar o número de páginas colocar NÃO. Essa opção só é SIM quando for realmente impresso o relatório definitivo pois ela incrementa o número de páginas do livro original.
Gerarando o Livro
Tela inicial da impressão nas conferências de margens devemos utilizar visualizar, para confirmar que todos os dados estão visíveis.
Na mesma tela temos uma aba chamada margens clicando nela as configurações das margens da impressora se encontram nela e devem estar de acordo com as parametrizações feitas no relatório anteriormente.
Ao clicar no OK uma tela surge pedindo a confirmação da emissão, clicar em SIM pois se clicar em não o relatório vai sair em branco.
O próximo passo é confirmar se atualizamos ou não o número de páginas do livro, clicar em NÃO. Essa opção só deve ser SIM na impressão definitiva.
Agora é a hora do resultado, a pré visualização do relatório, se as margens tiverem certas podemos imprimir, senão temos que refazer os ajuste até que a pré visualização saia certa.